13 reasons why.. essa temporada foi tão ruim

6/08/2020 Isabela Bracher 0 Comments


Faz um ano e meio desde o ultimo post? Faz, mas eu vou fingir que nada aconteceu. Venho hoje pra descontar todos os meus sentimentos por essa série que consumiu parte da minha vida nos últimos 4 anos, e que teve um final realmente digno de 2020. Terminei de assistir a série ontem à noite, me sentindo decepcionada, e depois de dormir uma boa noite de sono, ter tempo pra processar tudo o que aconteceu, o que eu sinto não é decepção, é raiva mesmo.
Sim, meus amigos, essa temporada foi ruim. Péssima, horrível, uma bosta. Pior que Game of Thrones. A temporada foi tão ruim que poderia se chamar 13 Reasons Why: O Mar de Monstros. Se essa temporada fosse um personagem, seria o Hans de Frozen. Ou Monty.
Vou alertar que nesse post vão ter muitos spoilers, e muitos palavrões. Aliás, já deu pra perceber que eu odiei essa temporada com forças que eu nem sabia que ainda tinha dentro do meu ser, então se você gostou e não quer ler opiniões contrárias, melhor ir pra outro lugar. Se você gostou, mas está curioso pra saber o porque do meu ódio mortal, fiquei à vontade pra continuar lendo, e fique sabendo que isso aqui não é uma democracia e eu não aceito opiniões contrárias. Mas se você, como eu, não suporta nem ouvir mais o nome dessa séria (e por algum motivo extremamente masoquista resolveu ler isso aqui), tamo junto, pode colocar mais coisas erradas nessa temporada porque eu sei que tem mais.



         1-                 Narrativa


Vamos começar então pelo começo, com os "flashforwards", que aconteceram em um total de 4 episódios, não tiveram relevância nenhuma em absolutamente nada, a não ser pra nos lembrar que alguém tinha morrido.



Um detalhe que eu acho bem interessante é que decidiram mostrar, no episódio 4, o Charlie usando uma camisa de futebol por cima do terno, falando durante o funeral. Só o fato de ele estar usando a camisa já dava pra entender que quem morreria seria o Zach ou o Justin, porque não faria sentido nenhum usar a camisa no funeral de alguém que não faz parte do time. E ao mesmo tempo, não faz sentido ter Charlie falando no funeral de nenhum dos dois porque em nenhum momento, nem na 3ª nem na 4ª temporada, mostra que o Charlie é próximo dos dois. São amigos, colegas de time, guardadores de segredo? Sim, são, mas não o suficiente pra falar no funeral. Faria mais sentido ter outro jogador do time falando sobre qualquer um dos dois do que o Charlie.



A cada final de episódio, alguém parecia que tinha morrido, mas no episódio seguinte tava tudo bem, ninguém se machucou muito, bola pra frente, tudo ok, sem problemas. Isso só mostrava pra mim que a serie queria manter a atenção do espectador com puro choque, que não teria consequência quase 0 pra história.
Aliás, lá pelo fim do episódio 8 eu tinha quase certeza que ninguém ia morrer porque não era possível ter uma morte satisfatória e um desfecho decente em apenas 2 episódios. E eu estava certa. Não houve uma morte satisfatória e um desfecho decente.
Outro ponto da narrativa foram os episódios. A primeira temporada teve uma narrativa muito interessante, com cada episódio focando em uma fita e, consequentemente, em um personagem específico. Na terceira temporada isso foi feito através dos depoimentos e das versões contadas pelos personagens. Agora na quarta, não houve nenhuma tentativa de manter uma narrativa coesa. As cenas do funeral apareceram em alguns episódios e depois simplesmente sumiram. Os episódios terminavam em um cliffhanger que não dava em nada. E pra piorar, uma série que antes tinha 13 episódios por temporada e foi reduzido pra 10, também tava cheia de fillers.
O episódio do acampamento, além de ser ruim, um lixo, o puro chorume do entretenimento, não trouxe nada de relevante ou interessante pra história, e não conseguiu entreter por si só. Os personagens foram divididos em duplas, depois se separaram completamente em uma tentativa de filme de terror ruim, e simplesmente não deu certo.
Outro episódio que não teve relevância foi o episódio do Lockdown. Uma situação que já havia acontecido antes, trazida de novo sem nada de interessante.
E, claro, temos o protesto. Feito nas coxas, sem pauta nenhuma, alcançou objetivo nenhum. Acabou com uma explosão, todo mundo pensando “nossa, quem será que se machucou”, e depois a resposta de sempre, ninguém.
A narrativa também prejudicou muitos personagens, que simplesmente sumiam metade do episódio, pra depois voltarem pra fazer nada.


2-                 Ani



A Ani pra mim foi mais um problema de narrativa, de não saber onde enfiar a personagem. Ela foi bastante criticada na terceira temporada, várias pessoas não queriam mais ela na série, mas não a retiraram porque teriam muitas críticas à Netflix por terem dispensado uma personagem principal feminina e negra. Sim, teriam críticas. Mas a resposta foi colocarem ela na temporada em um papel que poderia ter sido muito bem substituído por um cone. Ela foi pra casa da Jéssica porque sim, e depois foi pra casa do Toni porque sim também. Ela era namorada do Clay, mas eles não pareciam nem um pouco namorados. Quando Alex, no ultimo episódio, falou que Ani tinha salvado a vida dele, fiquei muito confusa porque ela na verdade não fez absolutamente nada.
Mas ela não foi a única personagem quase inútil da temporada.

3-                 Winston


Parecia que ele ia ser o grande vilão, tentando vingar a morte de Monty, mas passou a temporada inteira fazendo ameaças vazias, tentando manipular as pessoas, e no fim não conseguiu nada. Ainda protagonizou uma cena bizarríssima no baile. Nunca vou perdoar a Netflix por ter usado a perfeição que é The Good Side em uma dança do Winston com o fantasma do Monty. Por que me odeiam assim???




Mas eu tenho que admitir: Deaken Bluman é um dos seres humanos mais perfeitos na face da terra. Olha esse nariz, olha as maçãs do rosto, olha esses cachos. Me distraí várias vezes assistindo a série porque não conseguia parar de pensar em como ele é perfeito. Olha isso, meu Deus. Como pode?????



4-                 Fantasmas das temporadas passadas

Isso eu acho que foi o mais fraco em toda a temporada. Simplesmente não fez sentido. Por que Monty e Bryce apareceram pra todos os personagens? Entenderia e compreenderia se fossem visões que o Clay, ele já tinha passado a segunda temporada inteira vendo a Hannah, mas por que Jéssica via o Bryce? Por que o Monty apareceu pro Winston???? Por que???????



E falando em Monty e Bryce, eu ainda estou tentando entender a bagunça que fizeram com eles nessa temporada porque não faz O MENOR sentido.
A morte de Bryce foi acobertada? Foi. Alex se livrou de um assassinato, sem a ajuda da Annelise? Sim. Mas esse é um ponto que eu vou falar mais pra frente. Vamos nos focar na reação do resto da escola, principalmente de Winston e do time de futebol.
De repente o Monty virou um anjo de candura. Nunca fez nada errado na vida. Bryce, na terceira temporada, virou um demônio na terra, mas Monty, que ESTUPROU O TYLER COM UM CABO DE VASSOURA NO BANHEIRO DA ESCOLA E LARGOU ELE SANGRANDO SOZINHO LÁ DENTRO, merece homenagens e respeito.

Por que caralhos ficaram tão obcecados com a morte do Bryce? Eles investigaram isso como se esse fosse o motivo pelo qual o Monty foi morto. Não foi. Monty foi morto na cadeira, onde ele deveria estar, pelo que ele fez com o Tyler.
Esse foi o motivo, não Bryce.
Se Bryce estivesse vivo, Monty ainda teria ido pra cadeia, e ainda teria sido morto do mesmo jeito.
Porque ele é a porra de um estuprador.
Por isso.
Não por causa do Bryce, por causa do que ele fez com o Tyler.
Por que eles investigaram o que aconteceu com o Bryce como se aquilo fosse vingar a morte do Monty? Como se aquilo fosse trazer o Monty de volta? Por que???????
E eu nem quero falar sobre a irmã do Monty. Ela literalmente não existia até o começo da 4ª temporada, fizeram parecer que ela também ia querer ir atrás de quem foi responsável pela morte do irmão dela, e NADA. Pra que introduzir personagens novos se eles não vão fazer nada relevante?????

5-                 Jéssica


No primeiro episódio ela tava toda “ai Justin, amor da minha vida, voltando da rehab, vamos fazer uma festa surpresa”, aí ele fala “Jéssica, na boa, não tô legal, preciso de um tempo sozinho” e de repente é “JUSTIN SEU BOSTA AMIGO DE UM ESTUPRADOR TE ODEIO!!!1!”
E o que ela faz????
COMEÇA A SAIR COM O DIEGO, AMIGO DE UM ESTUPRADOR, QUE FEZ A VIDA DO CLAY UM INFERNO TENTANDO DESCOBRIR QUEM MATOU O BRYCE.
AMIGA, ASSIM NÃO TEM COMO TE DEFENDER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse feminismo dela, lutando por direitos, pela queda do patriarcado, pelo fim do assédio e abuso sexual é uma ótima mensagem, muito necessária, muito importante. Mas a Jéssica é uma personagem PÉSSIMA que fica gritando por direitos, mas não para de passar pano pra macho medíocre. É isso.

6-                 Zach

Outro personagem que enfiaram no cu. Não fez nada além de reclamar e encher o rabo de álcool e droga. Um dos melhores amigos do Justin cheirando cocaína no banheiro do baile da escola. Um dos melhores amigos da Hannah quase estuprando uma prostituta praticamente inconsciente no banheiro do baile da escola.
???????????????????????????????????????????????????????????????
O que aconteceu???????????????????????????????
E detalhe: na primeira temporada, o Clay caiu de bicicleta e passou a temporada inteira com um curativo na testa. Nessa temporada, Zach literalmente caiu de carro de um penhasco, foi espancado, e meio episódio depois não tem mais nada. Zach é um super herói???????????

7-                 Toni

Vou limitar minhas opiniões sobre o Toni e dizer simplesmente que ele leva o daddy kink a sério demais e acabou virando filho do Caleb.
Não vou problematizar o relacionamento dos dois, porque é um dos menos problemáticos da série, mas depois de 3 temporadas tendo Toni como sensato, foi bem difícil ver ele regredindo tanto e vendo o Caleb pisando em ovos pra não deixar o Toni adolescente ficar putinho por querer que ele tenha um futuro.

8-                 Polícia cadê??

O Toni me leva a outro ponto: as forças policiais nessa série só servem pra ameaçar estudante dentro da escola. Foi uma pequena violência policial pra todo mundo lembrar que all cops are bad, e aí a gente tem o policial que perseguiu Toni a vida inteira arrumando uma bolsa pra faculdade pra ele, e o delegado que infernizou o Clay investigando um assassinato simplesmente ignorando tudo isso porque suspeitou que quem tinha feito isso foi o Alex.
Tá bom.

9-                 Justin

Reciclando de novo a mesma história que ele teve desde o começo. Justin é, ao mesmo tempo, o personagem que mais se desenvolveu nessa série, e mesmo assim trouxeram ele pro MESMO lugar. Sempre a mesma coisa.
E AÍ
A REVIRAVOLTA
MEU DEUS
Eu não acreditei nisso.
Alguém sentou pra escrever a série, perceberam que tinham que matar alguém porque é assim que a série funciona. E chegaram à conclusão de que sim, a melhor alternativa seria pegar um personagem hetero, interpretado por um homem gay, relembrar que ele se prostituiu pra homens (porque ele deixou bem claro que fazia sexo com homens pra comprar drogas), e depois morrer de aids na primeira metade do ultimo episódio. Em pleno pride month.
Estou militando demais? Provavelmente. Mas acho isso extremamente insensível, principalmente quando temos depois o coordenador (que magicamente também se revelou gay no penúltimo episódio) dizer que tinha muitos amigos que morreram com a doença.
Estou sem palavras.
Isso me fez pensar em mais uma coisa:

10-              Consequências

Não existem consequências pros personagens além da morte. Literalmente.
Bryce e Monty são dois arrombados escrotos estupradores? Morreram.
Justin fez péssimas decisões na vida? Morreu.
Zach encheu o cu de álcool e cocaína, além de ter atacado policiais e quase estuprado uma prostituta inconsciente? Foi pra faculdade.
Alex matou Bryce? Arrumou literalmente o melhor namorado no mundo inteiro amor da minha vida e foi pra faculdade.
Clay quebrou câmeras, pichou a porta da diretoria, pegou a arma de um policial, entrou numa delegacia falando que estava armado, explodiu um carro, fugiu de uma clínica psiquiátrica? Foi pra faculdade com uma redação que não foi nem ele quem escreveu.
E mano. Clay. Muitos pensamentos sobre o Clay.

11-              Clay

Clay é a personificação de privilégio branco. Se o Diego tivesse feito qualquer uma daquelas coisas, ele teria sido morto. Se o Diego tivesse pegado a arma de um policial, ele teria sido morto na hora. Se tivesse entrado na delegacia falando que tá armado, ele teria sido morto.
E que plot twist de merda, hein. Preguiçoso, previsível, e que tirou todo o peso dos “vilões” da temporada. A única coisa que Diego e o time de futebol fizeram foi aquilo no campo de futebol. A única coisa que o Winston fez foi.... Falar. Não ficamos nem sabendo quais seriam as provas que ele tinha sobre o assassinato do Bryce. Aliás, eu não consigo nem imaginar que provas seriam essas. Não tinham câmeras no píer (a polícia teria encontrado), não tinha arma do crime, não tinha absolutamente NADA. Ele não tinha nem como provar que o Monty tava com ele.
Na verdade, o verdadeiro vilão foram os amigos que fizeram no caminho.
Literalmente.
Eu tinha esperanças de que no fim fosse revelado que o Clay tinha esquizofrenia ou alguma coisa assim, e que ele tinha crises quando passava por momentos de estresse profundo, como aconteceu com a Hannah e depois da morte do Bryce e do Monty. Mas não. Ele só tinha ansiedade e depressão.



Vou falar: ansiedade e depressão não faz ninguém ver gente morta, e isso invalida totalmente a Jéssica ter visto o Bryce várias vezes. E que terapeuta bosta ele foi arrumar!!!

12-              A volta dos que foram a muito tempo e ninguém lembrava

Quem sentiu falta do Ryan e da Courtney?????



NINGUÉM!
Achei até interessante a explicação do motivo deles terem aparecido de novo, mas mesmo assim, sei que o motivo foi só pra trazer uma nostalgia falsa da primeira temporada.
Mostraram uma foto da Hannah, a mãe dela enviou as fitas de volta, tivemos uma cena reciclada dela no baile da escola. Imagino muito a produção da série ligando pra Katherine Langford pedindo pra ela aparecer de novo, e ela deixando cair na caixa postal só pra não ter que fazer parte disso de novo.
E graças a essa falsa nostalgia, tivemos o encontro das gays de Chernobyl.



Também acho que merece destaque o discurso do Clay quando ele falou que morreram 3 pessoas que ele amava, e NINGUÉM SE LEMBRAVA DO JEFF.
Se vai fazer uma homenagem pra um dos melhores personagens da série, que morreu no meio da primeira temporada, o MÍNIMO que eu espero é que falei o nome dele, e não simplesmente esperem que a audiência se lembre. Foram 3 anos entre a primeira e a quarta temporada.  Eu não lembro nem o que eu tava fazendo quando saiu a primeira temporada.



(lembro sim, foi o fim de semana do casamento da minha prima, comecei a assistir na sexta-feira à tarde e parei porque minha família ia vim pra cá pro casamento, e terminei os últimos 7 episódios na noite de domingo, chorando mais que uma condenada. Comecei a trabalhar exatamente duas semanas depois. Mas isso não é importante)

13-              O fim da homofobia!!!!

Isso me incomodou, mas entendo que foi um incomodo muito pessoal. Na primeira temporada homofobia foi um ponto crítico da série. No fim da temporada passada, tínhamos Toni e Caleb em um relacionamento estável e equilibrado, Winston vingativo, e Monty morto dentro do armário.
Agora no final eram Toni e Caleb, Winston e Ryan, o cadáver de Monty sendo tirado de dentro do armário pra Diego poder falar que tá tudo bem e que ninguém liga pra isso (mesmo que 3 temporadas de série mostrem o contrário), o coordenador tendo relevância em duas cenas (apresentando o marido por Charlie, Alex e Clay, e depois validando toda a luta LGBTQ+ contra a AIDS mesmo que o personagem morto seja hetero que ficou doente se prostituindo pra homens gays [uma informação de extrema importância dita diversas vezes durante a série, e que por algum motivo ainda chocou o Clay]), Courtney e os pais (que tem como descrição: casal gay e lésbica chata), e claro, Alex e Charlie.
Todo o desenvolvimento de Alex poderia ter sido melhor se não ficasse na sombra da manipulação (ou não) de Winston. Winston foi um personagem tão mal escrito que eu ainda não consigo decidir se ele realmente gostava do Alex, ou se só queria descobrir o que aconteceu com o Bryce.
Mas eu perdoo tudo isso. Perdoo todos os erros dessa temporada, porque ela me deu o amor da minha vida. Meu filho. Meu bebê. O ser mais perfeito já criado na história da humanidade. O ser que nunca errou na vida, e que se errar, já tenho todos os panos pra passar.
Charles Hayden Brixton Saint George.



De agora em diante, esse blog é um altar de oração para o Nosso Senhor Salvador Charles Hayden Brixton Saint George. Rezo todas as noites pra que algum dia eu possa me tornar 1/3 da preciosidade que é Charles Hayden Brixton Saint George. Vou proteger meu filho por toda a eternidade.
A pureza do coração de Charlie acabou com toda a homofobia existente em Liberty High.
Não existe mais homofobia.
Chegaram a um nível em que votaram no Alex e no Charlie pra serem a realeza do baile depois de terem visto o sorriso no olhar deles. Liberty High conheceu a felicidade apenas quando viram Charlie andar pela escola pela primeira vez de mãos dadas com Alex.
Agradeço aos céus todos os dias por ter tido a oportunidade – não, o privilégio – de viver em uma época em que pude testemunhar, com meus próprios olhos e meus próprios ouvidos, toda a majestade de Charles Hayden Brixton Saint George.



E agradeço mais ainda terem acabado a série na quarta temporada, pra não terem tempo de destruir meu bolinho como fizeram com o Zach e o Justin.

Esses são os meus pensamentos sobre o fim da série. Não são todos. Pensei em muitas outras coisas enquanto assistia a série, e se eu realmente quisesse fazer um post de qualidade nível buzzfeed de jornalismo eu assistiria a temporada de novo, ou pelo menos passaria o mouse pela linha do tempo do episódio na netflix. Mas a real é que eu só precisava tirar tudo isso de dentro de mim. Exorcizar todo o meu ódio por essa série que só me traz sofrimento desde a primeira vez que eu assisti. A série que eu já achava ruim, mas continuei porque não posso deixar simplesmente parar de assistir, principalmente porque faltava só uma temporada.
Me sinto traída pela temporada? Na verdade não. Ela é muito pior que as outras, com certeza absoluta, mas eu não esperava coisa muito melhor. Estou feliz porque finalmente posso seguir em frente com a minha vida, e que esse cadáver está finalmente morto e enterrado – junto com grande parte dos personagens.

You Might Also Like

0 comentários: