mas quem é Azor Ahai?? - Game of Thrones

7/03/2016 Isabela Bracher 1 Comments

    E aí Chuchus! Hoje é domingo, e domingo é dia de...? Isso mesmo! De chorar porque acabou a temporada de Game of Thrones!!!
    É muito sofrimento, eu sei, to sentindo isso também. Mas pra diminuir essa dor, trago-lhes mais um post cheio de teorias! Dessa vez, sobre o herói da porra toda, Azor Ahai!
    Se você não acompanha muito de perto a série ou os livros pode estar se perguntando “mas quem é Azor Ahai?”, então vamos primeiro explicar quem é essa figura.

    Azor Ahai, segundo a lenda de Asshai e dos seguidores do deus R’hollor, ou o Deus Vermelho, é um herói lendário que, empunhando uma espada flamejante chamada Luminífera, derrotará os Outros, salvando o mundo da destruição. Há outras lendas que tratam de heróis semelhantes, como Hyrkoon o Herói, Yin Tar, Neferion, Eldric Shadowchaser, ou até mesmo o Ultimo Herói, que segundo lendas de Westeros, viveu durante a Longa Noite e ajudou a derrotar os Outros 8 mil anos antes da chegada de Aegon, o Conquistador.
    A lenda de Asshai diz que Azor Ahai foi um homem escolhido pelo Senhor da Luz para lutar contra a grande escuridão. Para realizar essa proeza, ele trabalhou por trinta dias e trinta noites forjando uma espada digna de herói, porém, quando a mergulhou na água para temperá-la, a espada se despedaçou.
    Sabendo que esse era seu destino, Azor Ahai forjou uma nova espada, e depois de cinquenta dias e cinquenta noites, a espada ficou pronta, melhor que a primeira, mas, em vez de temperá-la em água, o herói capturou um leão e trespassou a espada por seu coração. E a espada, mais uma vez, se quebrou.
    Na terceira vez, ele trabalhou incansavelmente por cem dias e cem noites. Quando a espada estava pronta, chamou por sua amada esposa, Nissa Nissa, e com pesar no coração, trespassou a espada no coração dela. A alma de Nissa Nissa se uniu ao ferro da espada, que ficou vermelho incandescente, criando assim a Luminífera.
    Mas você deve estar se perguntando, o que essa história de 8 mil anos antes da conquista de Aegon tem a ver com a história? É aí que entra a profecia do Príncipe Prometido.
   Basicamente, a profecia diz que Azor Ahai retornará e, empunhando a Luminífera, lutará contra os Outros no inverno que chegará, e se não vencer, o mundo perecerá. Leve, né? Muito leve.
   E como chegará Azor Ahai? De busão? De magrela na ciclovia das Terras Fluviais? Claro que não, o Deus Vermelho tem características precisamente vagas sobre como chegará esse herói salvador.

    Chegará um dia, após um longo Verão, em que as estrelas sangrarão e o bafo frio da escuridão cairá, pesado, sobre o mundo. Nessa hora de terror, um guerreiro retirará do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis, e aquele que a pegar será Azor Ahai renascido, e a escuridão fugirá perante ele.

   Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra.

    Essa é a profecia que corre pelos Sacerdotes Vermelhos. Super fácil de saber que é o Tal do Azor, certo? Só que não.
    Sabemos com toda certeza que os Outros vão atacar Westeros, e que Azor Ahai provavelmente já está entre nós – ou eles -, mas QUEM é o dito cujo já é uma história completamente diferente. E como sempre, em Game of Thrones, há muitas e muitas e muitas teorias, e é elas que vou lhes apresentar hoje.
    Separei então os pontos mais importantes da profecia: Azor Ahai chegara durante o verão; as estrelas “sangrarão”; o bafo da escuridão cairá, pesado, sobre o mundo; uma espada em chamas, a Luminífera; o sacrifício de Nissa Nissa; a escuridão fugirá perante ele; fumo e sal; dragões de pedra. E a partir deles, vou analisa aqui alguns personagens que podem – mas provavelmente não – ser Azor Ahai renascido.




#Jon Snow

    Essa é uma das teorias mais famosas dos fãs, porque mesmo sem a teoria, ele já faz o tipo de “Herói da Porra Toda”. Mas vamos lá analisar as coisas.
    Jon nasceu durante o verão. Além disso, ele nasceu em Dorne, o lugar mais quente de Westeros. Então verão: check.
    Sobre as estrelas que sangram, lembramos novamente que Jon nasceu em Dorne, cujo símbolo é um sol trespassado por uma lança, e sol é, adivinha, uma estrela. E graças ao ultimo episódio da sexta temporada, temos também isso:


    Essa é a espada de Sor Arthur Dayne, e nela temos uma estrela cadente, brasão da família Dayne. É literalmente uma estrela perto de um monte de sangue.
    Sobre a Luminífera, Jon tem Garralonga, uma espada de aço valiriano, uma espada que não é incandescente. Ainda. O sacrifício de Nissa Nissa está sempre ligado à Luminífera, e acredita-se que o poder da espada – ou arma em um sentido mais liberal – só ganhará esse poder quando o herói Azor Ahai renascido sacrificar sua Nissa Nissa. Ygritte, único amor de Jon, já morreu graças ao demônho do Olly, mas temos sempre que lembrar que Jon ainda tem duas irmãs, um irmão, e um lobo. Nesse momento, qualquer um pode ser Nissa Nissa.
    E a última frase profética é “a escuridão fugirá perante ele”. Sabemos que o Rei da Noite tem uma rixa em especial com Jon. Ele poderia pressentir que ele é o Príncipe Prometido, o espírito do herói, bla bla blá. E também podemos lembrar de quando Jon salvou o Comandante Mormont queimando um Outro ainda na primeira temporada (na verdade era um weight, mas quem se prende a rótulos, não é mesmo?). Também não sei o que seria o fumo, mas tinha muito sal nas lágrimas de Ned e Lyanna na Torre da Alegria. Há quem diga que o sal é das lágrimas de Bowen Marsh, quando ele apunhalou Jon na Muralha, mas eu acho que lágrimas de crocodilo não tem sal.
    Sobre os dragões de pedra: existe uma teoria de que existe um dragão de gelo escondido na Muralha. E a teoria é basicamente isso. Há um dragão de gelo na Muralha, que o Jon usaria para lutar contra a Dany (já que gelo contra os White Walkers não faria muita diferença). Já eu gosto mais da teoria de que Ned teria trazido pra Winterfell, junto com o corpo de Lyanna, ovos de dragão petrificados, o que além de comprovar a linhagem Targaryen de Jon, possibilitaria que ele pudesse “chocar” os ovos. Talvez. Provavelmente não. Mas né.
    Mas tenho que ser sincera, não sei qual é esse “bafo da escuridão” que cairá, pesado, sobre o mundo. Talvez algo que ainda vá acontecer, talvez o próprio inverno que chegou.
    Há também outras coisas que devemos considerar, como uma profecia que dizia que Azor Ahai surgiria da linhagem de Aegon V, o Rei Louco, e sua irmã Rhaella. Eles tiveram três filhos: Viserys, Daenerys (que falarei daqui a pouco), e Rhaegar. E tivemos a pouco tempo a confirmação de que SIM, Jon Snow-Stark-Targaryen é filho de Rhaegar (mas continua sendo bastardo). O que faria com que Jon fosse realmente descendente direto de Aerys e Rhaella.
    E temos também as visões de Melisandre. No decorrer da série e dos livros, quando ela ainda achava que Stannis era Azor Ahai renascido, ela pedia ao Deus Vermelho que lhe enviasse visões de Azor Ahai, mas ele apenas lhe enviava neve/Snow. E a mina não conseguiu perceber.



#Daenerys

    Outra concorrente forte ao posto de Azor Ahai.
    Dany também nasceu no verão, mas isso não é realmente importante nessa teoria. Dany não nasceu apenas uma vez, ela renasceu quando saiu da pira de Khal Drogo, e naquele momento não era apenas verão, mas ela estava no meio do deserto.
    A “estrela que sangra” é muitas vezes interpretado como o cometa, bem nítida em Essos e Westeros quando Dany saiu do meio das cinzas. Aliás, a pira é tão pica que dá pra riscar várias coisas da “lista Azor Ahai”: além da estrela, temos também o fumo (da fumaça que saiu do fogo), e os dragões de pedra, que literalmente chocaram e saíram do ovo voando e cuspindo fogo. O sal também pode ser interpretado tanto como as lágrimas – que eram muitas naquele momento -, quanto como a areia que tinha em todo lugar.
    Sobre a Luminífera, considerando que não precisa necessariamente ser uma espada, os dragões podem fazer muito bem esse papel, sendo não apenas incandescente mas literalmente cuspindo fogo. E o sacrifício de Nissa Nissa pode ser a morte de Khal Drogo, ou até do bebê que Dany esperava.
    “O bafo da escuridão”, tendo uma visão bem aberta, poderia ser o período que Dany e seu khalasar passou perdido no deserto, ou ser algo que ainda não aconteceu na série. E sobre a escuridão, vamos combinar, que escuridão não fugiria de três dragões? A verdade é que, até agora, Dany não lutou diretamente com nada que pudesse representar a luta contra os White Walkers. Quer dizer, nem em Westeros ela chegou ainda!
    E há o fato de que ela é também descendente direta de Aerys e Rhaella, que pode ser relevante ou não.



#Rhaegar

    O próprio Aerys achava que o filho era Azor Ahai, e há MUITOS fatos que contribuem para a teoria.
    Pra começar, Rhaegar nasceu durante a Tragédia de Solarestival, um incêndio que matou grande parte dos Targaryen existentes na época, onde eles tentaram reviver os ovos de dragão utilizando Fogo Vivo, o que obviamente foi uma ideia de bosta. Ele nasceu literalmente durante a tragédia, então tinha fogo, fumaça, e o sal das lágrimas de todos os Targaryen que morreram na tragédia (aliás, se você não percebeu, se não tem mar, é só colocar alguém chorando que pronto, o sal da profecia).
    Rhaegar teve uma vida muito curta. Seu sacrifício poderia ter sido se separar de Lyanna para ir à guerra, ou mesmo se separar de Ellia, sua esposa, e seus filhos.
   Mas, se Rhaegar realmente fosse Azor Ahai, todo mundo está fodido bem legalzinho porque Robert o matou, e acabou assim com as chances de o Príncipe Prometido salvar Westeros.


# Stannis

    Realmente há alguns fatos que contribuem para a teoria, mas grande parte deles foram manipulados ou “forjados” por Melisandre.
    Em uma tentativa de confirmar a profecia, Melisandre chegou a “encenar” o renascimento de Stannis como Azor Ahai, em uma cerimônia em que ele retira uma espada da estátua da Donzela em chamas, em Pedra do Dragão. O fato de a estátua estar em chamas faz com que a espada tivesse também uma cor avermelhada, mas apesar de parecer em chamas, a espada não emitia calor.
    Como a cerimônia foi feita com fogo e em Pedra do Dragão, havia a fumaça da fogueira, e o sal do mar. O sacrifício de Nissa Nissa poderia ter sido a morte de Shireen, que Melisandre dizia ter sido exigência do Deus Vermelho, e os dragões de pedra são realmente os ovos de Pedra do Dragão, que ele conseguiria acordar quando tomasse o poder.
    A avó de Stannis era uma Targaryen, então ele realmente tinha sangue do dragão, apesar de não ser da linhagem direta de Aerys.
    O problema, além de muitos desses fatos terem sido feitos por Melisandre, Stannis está morto, assim como Rhaegar. Então já sabe, se era ele mesmo, tchau Westeros.



# Bran

    As únicas coisas que apontam pra ele são: o renascimento em fumaça, quando Winterfell é queimada, e uma visão  que Bran tem quando está dentro de Summer, e ele vê, surgindo da mesma fumaça, algo que parece uma serpente voando, que some logo depois. E um comentário de Osha, que diz que “eles fizeram barulho suficiente pra acordar um dragão”.
    Bran não tem muito que o ligue à profecia, mas ele é um dos personagens mais ligados à luta contra os Outros, e talvez o herói não precise necessariamente se encaixar na profecia, e sim tomar pra si esse papel.



# Victarion

    Personagem que existe só nos livros, e que acabou sendo de certa forma fundido com Euron na série. Victarion é irmão de Balon e Euron, e concorreu com ele e Asha – ou Yara, na série – pelo Trono de Sal.
    Nos livros, Victarion sofreu um grave ferimento no braço, que infecconou e quase o matou, e que foi tratado por um Sacerdote Vermelho e agora a carne do braço solta fumaça, o que seria sua Luminífera. Assim, o ferimento que quase o matou pode ser seu renascimento como Azor Ahai, e como ele foi tratado no mar, há muito sal.
    Com o mesmo braço que infeccionou, Victarion antes havia espancado sua esposa até a morte, e isso poderia ser interpretado como o sacrifício de Nissa Nissa. Não que isso tenha a ver com o braço infeccionado, o renascimento ou sua Luminífera.
    Ainda, Moqorro, o Sacerdote Vermelho que o tratou, também disse que Victarion vai cumprir grandes serviços para o Senhor da Luz R’hollor. E, nos livros, Euron entrega à Victarion um berrante mágico que ele afirma poder controlar dragões e manda o irmão à Meereen com uma proposta de casamento entre Dany e Euron, mas Victarion tem planos de traí-lo e propor um casamento entre ele mesmo e Dany.



# Brienne

    Calma, nessa que eu vou explicar.
    Brienne, membro da Guarda do Arco-íris de Renly, apaixonada por seu rei, acabou vendo-o morrer diante de seus olhos, assassinado por um monstro de fumaça que ela sabe ser a sombra de Stannis. Esse foi um momento de mudança para ela, que poderia muito significar o renascimento dela como Azor Ahai – e já temos a fumaça do próprio monstro, e o sal do mar perto da tenda de Renly.
    Luminífera pode ser a Oathkeeper, espada de aço valiriano que Jaime deu pra ela para que ela pudesse cumprir a promessa que ele havia feito a Catelyn de trazer Sansa e Arya de volta à Winterfell. Qual seria o sacrifício de Nissa Nissa? Na série, ela não conseguiu levar Arya de volta. Isso não é um sacrifício, mas de certa forma foi uma quebra no juramento que ela sentiu muito por ter feito. Isso soa realmente vago, mas no livro há um acontecimento qu pode simbolizar isso muito melhor: Brienne foi capturada por Lady Coração de Pedra (Catelyn Stark ressuscitada por Dondarion, mas falo sobre isso depois), que a manda ir atrás de Jaime. Não sabemos o que acontece, mas acho que é uma dessas coisas: ou Brienne mata Jaime, fazendo com que ele seja seu sacrifício, ou ela mata a própria Coração de Pedra, fazendo com que ela, a pessoa a quem Brienne prometeu proteger, seja o sacrifício.
    É um exagero? É sim. Mas essas são as melhores teorias.



# Tyrion
    Se analisarmos a vida inteira de Tyrion, um dos pontos de virada do personagem foi seu julgamento pelo assassinato de Joffrey, e o Julgamento por Combate que Oberyn lutou por ele.
    Assim, a estrela que sangra poderia ser a derrota de Oberyn – um Martell, que tem o sol como símbolo. O bafo da escuridão pode representar o pedíodo em que Oberyn ficou cego quando Montanha esmagou seus olhos. E o renascimento de Azor Ahai é a mudança que ele teve depois, fugindo de Porto Real e declarando lealdade à Daenerys – ou pelo menos tentando chegar perto dela, como nos livros.
    E tem também a teoria de que Tyrion talvez seja filho do Rei Aerys, então ele teria o sangue Targaryen.
    Isso faria de Oberyn Nissa Nissa. Ou não. Nossa.



# Gendry

    Sabemos que ele é filho de Robert, e como Stannis, Gendry também tem sangue Targaryen.
    Não sabemos exatamente onde ele nasceu, mas sabemos que ele passou grande parte da vida dele no meio da fumaça e do suor (que contém sal), forjando espadas. E agora, nos livros, ele é um seguidor do Deus Vermelho, e continua trabalhando como ferreiro. Ele pode muito facilmente forjar uma espada como a Luminífera e... Sei lá mano. Gendry.



 # Fantasma

    Quem disse que Azor Ahai precisa ser humano?
    Não sabemos quais foram as condições do nascimento dos lobos, mas sabemos que foi bem complicado. A loba, mãe deles, morreu pouquíssimo tempo depois do nascimento, ferida pelo chifre de um cervo. E Fantasma era o menor, mais frágil, e menos provável de sobreviver, o que é irônico, porque agora ele é o único vivo que aparece na série – ou “””aparece”””.
    O “bafo da escuridão” pode ser todas as merdas que aconteceram com os Starks depois que os lobos foram trazidos pra Winterfell, a Luminífera pode ser as garras e presas, porque lobo não precisa de nenhuma outra arma, e Nissa Nissa pode ser o Jon, ou a Sansa, ou até mesmo o Bran quando ele chegar na Muralha. Ou até o Edd Doloroso, porque sabe-se lá onde tá Fantasma ou o que ele tá fazendo.
    E o fumo e sal? A estrela? Os dragões de pedra?? A mulher grávida, o poste e o bambu? Já sabe, né?



# Um fantasma

    Isso mesmo. Por que Azor Ahai não pode ser Azor Ahai? Por que ele não pode voltar como um fantasma? Só porque não temos fantasmas na série? Bom, eu digo que não temos fantasmas – ainda. Porque Azor Ahai pode sim ser Azor Ahai, aparecendo como uma massa não corpórea pra salvar todo mundo.

 



# Talvez Azor Ahai seja os amigos que fizemos pelo caminho

        Mesmo. Talvez Azor Ahai não seja uma pessoa, e sim um grupo de pessoas que se juntam pra derrotar os Outros. 



# Ninguém

    Não estou falando da Arya ou do Jaqen, e sim literalmente de ninguém. Talvez a série e os livros acabem, e nós nunca fiquemos sabendo quem é Azor Ahai. Talvez Azor Ahai não seja importante. Talvez Azor Ahai apareça no fim da história, com a luminífera e um calango de pedra no ombro, e o Drogon coma ele. Talvez todo mundo morra, e Azor Ahai apareça pra ver a destruição que ele poderia ter evitado, mas não evitou.





    Talvez tudo seja um sonho e, no ultimo capítulo, George acorde e diga “nossa, que sonho locão Jão! Preciso anotar isso” e FIM.
    Saberemos só quando a série acabar, ou quando os livros acabarem porque a série não dá muita importância pra Azor Ahai, ou pelo menos pras profecias que anunciariam a sua chegada. Uma indicação de que talvez Azor Ahai não seja tão importante? Veremos.
    Particularmente, acho que vai ser o Jon. Se não ele, a Dany. Mas também acho que as chances deles morrerem sem concluir a missão são muito grandes. Talvez um deles seja realmente Azor Ahai, mas acabe morrendo e outro consiga salvar o mundo dos Outros.

 


   Mas até lá, nós fãs, espectadores e leitores faremos o que fazemos de melhor: teorias.

    Até o próximo post!

You Might Also Like

Um comentário:

  1. Ou pode ser como na musica do Zé Ramalho
    Azor Ahai, avô e o pai....

    ResponderExcluir