Feliz Dia do Escritor!!!

7/25/2018 Isabela Bracher 0 Comments


E aí, Chuchus! Não, eu não vou fingir que não sumi por meio ano. Esse 2018 tá, com o perdão da palavra, foda. Achei que fosse ficar de boa nas férias, mas em julho eu só fiz bosta. Foi bosta atrás de bosta. Nunca pensei que fosse pensar isso na minha vida, mas ainda bem que agosto tá chegando, e ainda bem que eu já volto a trabalhar, porque aí eu tenho menos chances de fazer bosta.
Mas enfim. Esse post não é sobre o tanto de bosta que eu consegui fazer em 25 dias. Esse post é sobre o dia de hoje.
Pra quem não sabe, hoje, 25 de julho, é o Dia do Escritor! E pra quem não sabe, eu AMO ler e escrever. Tenho lido muito pouco nos últimos 2 anos, e escrevendo ainda menos, mas eu não podia deixar essa data passar em branco de novo.
Então, por isso, resolvi juntar uma lista de livros IN-CRÍ-VEIS que merecem mais amor das pessoas. São livros pouco conhecidos (tão pouco conhecidos que foi um parto achar foto das capas de alguns, mas não vou tirar foto delas agora porque não sou obrigada), que eu não vejo serem enaltecidos em lugar nenhum, mas que foram leituras maravilhosas e que vira e mexe eu olho na minha estante e penso “ai ai....”.



A Maldição Alaizabel Cray e O Estranho Destino de Poison – Chris Wooding
Na verdade são dois livros, e ambos eu comprei na primeira e única bienal do livro de Jaguariúna em 2008 (ou seja: li esses livros a 10 anos). Foram os dois únicos livros que comprei na bienal, por tipo 10$ cada, e só percebi que eram do mesmo autor quando estava no carro voltando pra casa.
A Maldição de Alaizabel Cray é um livro curtinho, mas que tem muita ação e muita coisa acontecendo. Em uma Londres invadida por necromantes (monstros das trevas que se alimentam de pessoas), seguimos Thaniel Fox, um caçador de necromantes que segue a linhagem da família, e Cathaline Bennet, ex-parceira do falecido pai de Thaniel que agora serve como mentora para ele. Em uma de suas caçadas, Thaniel encontra Alaizabel Cray, uma menina que não se lembra de nada, mas que guarda muitos segredos em seu subconsciente.
Além disso, temos sociedades secretas, assassinos em série violentos, pessoas que não são o que aparentam, e um clima de aventura e mistério que enche todas as páginas desse livro. Se você se interessa pelo clima e pela mitologia de Shadowhunters e de Instrumentos Mortais, mas não tem paciência – o que eu entendo completamente -, A Maldição de Alaizabel Cray é perfeito pra você. Além disso, temos o amorzinho do Thaniel, que seria o protagonista perfeito pra uma série nova na Netflix.
O Estranho Destino de Poison, o que eu posso dizer é que é um livro bem fora da caixinha.
Poison vive em um pântano com os pais e a irmãzinha, Azalea. Um dia, Azalea é raptada, e Poison sai em uma jornada pelo Reino das Fadas para tentar salvar a irmã. Mas, durante sua jornada, Poison descobre coisas demais sobre o Reino das Fadas, coisas que podem afetar todo o funcionamento da realidade, e potencialmente destruir a raça humana: a existência de um ser chamado Hierofante.
Li o livro 10 anos atrás, e 10 anos atrás eu não entendi direito o que tava acontecendo – principalmente porque faltavam 10 fucking paginas no livro que eu comprei -, mas eu tava adorando mesmo assim. Foi um livro que me fez pensar de um jeito que não tinha acontecido comigo antes, e tem um enredo muito corajoso, num estilo muito Neil Gaiman de escrever.


Anexos – Rainbow Rowell
A Rainbow (que nome incrível!) já é famosinha aqui no Brasil por Fangirl (que eu também amo!) e Carry On (que eu ainda não li), mas não me conformo com o fato de que pouquíssimas pessoas leem Anexos. Sou tão apaixonada por esse livro que tenho as versões em inglês e português, só pra poder ler sobre Lincoln de formas diferentes.
Lincoln é um cara de quase 28 que volta a morar na casa da mãe depois de terminar (mais) uma pós, e começa a trabalhar na segurança digital de um jornal. Seu trabalho é simples: ler os e-mails dos funcionários que podem conter palavras chaves que violam os termos de conduta do jornal (como jogatina, pornô, assuntos secretos do jornal, xingamentos aos chefes, etc), mas a situação começa a se complicar um pouquinho quando ele percebe que passa tempo demais lendo os e-mails de duas funcionárias em particular: a Beth e a Jennifer. Quando ele percebe que tem uma crush na Beth, mesmo sem nunca tendo a visto, já é tarde demais pra ele.
Além de ter que aguentar um trabalho que odeia, e conviver com a paixonite por uma pessoa que nunca viu, Lincoln ainda precisa lidar com a mãe, que é um pouco controladora, mas que só quer o bem do filho, e tenta superar a única namorada que teve na vida, e de quem se separou ainda na faculdade.
Ainda to tentando entender por que eu amei tanto esse livro, mas ele é com certeza absoluta meu livro favorito da vida. Sempre que eu to meio na bad, eu leio alguns capítulos aleatórios e já sinto o amorzinho no peito. A escrita é maravilhosa, os personagens são maravilhosos, e eu consigo me identificar um pouquinho com cada um deles.

O Circo Mecânico Tresaulti – Genevieve Valentine
(Primeiramente quero falar que a edição da Darkside que MEU DEUS que livro mais lindo!!!!! Comprei a edição antiga, logo que o livro saiu, mas já era a coisa mais linda!!!)
Passado em um mundo pós-apocalíptico, acompanhamos a caravana do Circo Mecânico Tresaulti, liderados por Boss, que sempre tenta fazer com que seus artistas fiquem melhores do que são. Entre as atrações, temo o homem forte (que Boss fez ficar mais forte), as trapezistas com ossos de canos, dançarinas, malabaristas, e o número de dança de Bird e Stenos. Antigamente havia também um homem alado.
Todos, naquele mundo pós-apocalíptico, perderam alguma coisa, e naquele circo, todos tem muito pouco a perder. Acompanhamos, de forma não linear e nem sempre contado em primeira pessoa, como é viver nesse circo, nesse mundo, e como é possível ainda haver corrupção e tirania.
É um livro que mora no meu coração por todo o conjunto da obra. A escrita é linda, mas sei que não agrada todo mundo. Não vou contar mais nada porque tudo nesse livro deve ser uma surpresa, mas tenho que dizer que os desenvolvimentos de Bird e Stenos foram coisas muito bonitas de se ver.

Saga Encantadas – Sarah Pinborough
Nessa trilogia, vemos uma nova versão dos contos da Branca de Neve, da Cinderela e da Bela Adormecida, além de muitos outros incorporados nesses contos. Quando eu digo “nova versão”, quero dizer realmente uma versão que eu nunca tinha pensado em ler, e que foi uma grata surpresa.
Mesmo se passando em um ambiente muito semelhante ao dos contos originais, ainda há muita coisa original, que não vou dizer pra não estragar a surpresa. Só digo que alguns plot twists me fizeram ficar :OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD.
São os melhores livros do mundo? Não, tenho que ser sincera. Mas pra quem gosta de Once Upon A Time, esses livros são garantir dias de muita diversão (pra mim foram 2 porque sim, li os 3 livros em 2 dias).

Reparação – Ian McEwan
Esse acho que é o mais famosinho dos livros. É o livro em que foi baseado o filme Desejo e Reparação (com Saoirse Ronan, James McAvoy, Keira Knightley, Juno Temple, Alfie Allen, Benedict Cumberbatch, ufa!!).
Assisti o filme, me apaixonei por ele, chorei rios, decidi ler o livro pra saber se era bom igual, e meu Deus, que livro lindo. A escrita é tão boa que às vezes eu lia um capítulo e tinha que parar pra dar uma volta pela casa porque não tava conseguindo lidar. Não é aquele livro cheio de frases bonitas pra colocar no Tumblr, é aquele livro tão bem escrito que só de ler o parágrafo você consegue entender exatamente qual a sensação que o autor queria que você sentisse. Você consegue sentir a enxaqueca. Você consegue sentir o tédio. Consegue ver e sentir o verão.
Além disso, tem a história incrível de amor, ciúmes e arrependimento. Não é um livro fácil de ler, mas é daquele livro que, quando chega no final, sabe que vai lembrar dele pro resto da vida.
E, na minha humilde opinião, o final do livro foi infinitamente melhor que o do filme. Mas não vou dar spoilers.
Se não acha que vai curtir o livro, assiste o filme que também é uma obra de arte por si só.


E essa foi a minha pequena lista de livros lindos e maravilhosos que moram no meu coração, e que todo mundo deveria ler.
Espero que tenham gostado! E se leram, ou quiserem ler algum deles, fala aí! Gosto sempre de compartilhar meu amor por boa literatura!
E um ótimo Dia do Escritor pra vocês que escrevem e postam em qualquer lugar, ou qeu mostram pra uma pessoa, ou que não mostram pra ninguém, ou que imaginam toda a história na cabeça, mas nunca conseguem escrever, ou que admiram o trabalho dos escritores!

You Might Also Like

0 comentários: