Bom pra Chuchu - Ep 02, Ravióli de Massa de Pastel

11/12/2016 Isabela Bracher 0 Comments

    E aí, Chuchus! Tão bem nesse sabadão pré-feriado? Com preguiça? Sem vontade de levantar da cama? Ou tão animadões querendo fazer alguma coisa? Pensando no almoço de domingo?
    Bom, se estiverem pensando no almoço de domingo, fiquem felizes em saber que trago-lhes hoje mais um Bom pra Chuchu, nosso programa culinário que acontece sem qualquer regularidade. No programa de hoje: Ravióli de Massa de Pastel (como você já sabe se viu o título do post).
    Antes de tudo, tenho que falar, esqueci de tirar fotos. Eu só tenho uma foto, tirada mais de um dia depois de ter feito os raviólis, e deixa eu adiantar que essa foto tá bem ruim. Se eu tivesse visto ela, desistiria de fazer os raviólis. O que seria uma perda enorme porque o negócio tava bom. Como a gente tem uma relação bem próxima, eu vou sim mostrar a foto dos raviólis que eu fiz. Mas só no final do post, pra não tirar de vocês a vontade de fazer os raviólis.
    Até lá, vou encher o post com fotos de raviólis lindos que eu achei no google pra vocês ficarem com mais vontade ainda de fazer.



INGREDIENTES:
- massa de pastel;
- recheio de sua preferência (eu usei mussarela e apresuntado ralado)
- molho de tomate;
- alguma coisa pra cortar a massa (se necessário);
- potinho com água e garfo pra fechar os raviólis;


   PREPARO
   Cortar a massa: se comprou daquelas massas retangulares gigantes, vai precisar cortar ela em círculos, e essa é a pior parte de todo esse processo. Usar um copo facilita bastante as coisas, e pedaços grandes porque são mais fáceis de rechear e fechar. Sim, vão ser raviólis bem grandes, mas vai por mim, assim é bem mais fácil. Você também pode usar massa redonda de mini pastel, acho que elas devem ser do tamanho perfeito.

   Colocar o recheio: Aí entra o recheio de sua preferência. Sinceramente, não senti a mussarela, só o apresuntado. Aconselho recheios que não soltem muita água, e que tenham um sabor mais suave. Ou seja: esqueça a calabresa, e se for fazer de carne moída, deixe ela bem sequinha, quase sem molho.

   Fechar a massa: Isso é igualzinho ao pastel. Passe um pouco de água na borda pra ajudar a grudar uma parte na outra (uma coisa que eu não faço quando preparo pastel, mas que aqui faz toda a diferença), e feche com um garfo. Feche muito bem, mas cuidado redobrado pra não rasgar a massa ou pra não deixar pedacinhos abertos, porque senão a água do cozimento vai começar a entrar nos raviólis e fazer uma bagunça em tudo.

    Cozinhar: Coloque os raviólis prontos em uma panela com água fervendo com óleo e bem pouquinho sal. A quantidade de sal depende de quão salgado é o recheio, a massa, e o molho. A massa é pré-cozida então fica pronta muito rápido. Quando a massa começar a ficar transparente (você vai ver bem como é isso), vire pra que cozinhe do outro lado. A massa vai estar mais fresca que os raviólis comprados e congelados, além de terem um designe bem parecido com o de um barco, então ele não vai afundar e flutuar quando ficar pronto. Coloque só alguns por vez pra facilitar na hora de virar, e não deixe por muito tempo ou ele vai literalmente começar a se desfazer na panela.

    Passar na água gelada e escorrer: Sim, isso é importante. A massa é fina, e quando quente os raviólis grudam uns nos outros. Também recomendo colocar um pouco de molho nos raviólis, mesmo se for colocar molho no prato. Impede que eles grudem.

    Colocar o molho, servir e devorar: Agora é o momento Top Chef onde você deixa a apresentação muito chique pra que quem coma pense que você sabe cozinhar muito bem. Pode colocar molho de tomate pronto, molho com carne moída, ou pode fazer o molho de tomate você mesmo. Aconselho fazer isso porque, já que fez o ravióli, porque não né. 

    Agora a avaliação:
    TEMPO DE PREPARO: muito tempo. Tempo demais MEU DEUS QUE DEMORA. A maior parte do tempo foi gasta cortando a bendita massa, então se usar a massa já redonda vai economizar muito tempo.
    FACILIDADE: bem fácil de verdade, mas precisa de muita paciência.
    QUANTO RENDE: até o que acabar primeiro: a massa, o recheio, ou sua paciência.
    PARECE QUE SEI O QUE TO FAZENDO: muito! Melhor ravióli que comi nos últimos anos.
    FARIA DE NOVO: no fim do mundo, talvez. Ou se eu estiver sozinha.
    QUANTOS CHUCHUS: o custo benefício vale uns 3 se tiver ajuda, e 5 se for fazer uma refeição só pra você. Vou dar 3 ½ porque minha preguiça é forte e sempre vence.



E agora a revelação dos meus raviólis:


    É, não ficaram muito bonitos, não sou food stylist gente, mas vamos manter em mente que eu tirei essas fotos um dia e meio depois que fiz eles, e todo mundo sabe que macarrão vira massa depois da segunda esquentada. Ainda assim, continuou sendo o melhor ravióli que eu comi em anos.

    Então, ficou com vontade de testar? Se fez, volta aqui e conta como ficou! Tenham ótimos domingo, feriado e semana, até a próxima!

You Might Also Like

0 comentários: