Dança das Cadeiras - 6x09

6/20/2016 Isabela Bracher 0 Comments

(Review do nono episódio da sexta temporada de Game of Thrones. Avisos: contém MUITOS spoilers - já que é um review né, esperava o que??? - e várias imagens, mas é bem legalzinho, então lê aí!)

    E AÍ CHUCHUS!! Como já devem saber, hoje é dia de post sobre GOT, e ai meu Deus, o que foi o episódio de ontem!!
    Esse é o post mais longo que eu já escrevi, então vamos logo ao penúltimo episódio da temporada!!

ESSE POST TÁ CHEINHO DE SPOILERS, ENTÃO SÓ ASSISTA SE JÁ TIVER ASSISTIDO O EPISÓDIO!!!




   Diferente do que eu esperava pela promo, já começamos em Meereen.
   Compreensivamente, Dany tá meio puta por causa do ataque à Meereen, e sabe que a culpa é toda de Tyrion.












   Tyrion, o mestre estrategista que acabou com a guerra entre as cidades da Baía dos Escravos (só que de jeito nenhum) acha esse plano terrível, e lembra Dany do que o pai dela, o Rei Louco tinha planejado fazer quando os Lannisters chegaram à Porto Real durante a Rebelião de Robert, falando novamente sobre fogo vivo, e sugerindo um plano COMPLETAMENTE diferente.



   A galerinha do mal então decide discutir os termos de rendição com os Mestres de de Escravos.






   Na cidade, os Filhos da Harpia começam um massacre à qualquer pessoa que não estivesse usando uma máscara dourada, quando eles aparecem.



   E devo lembrar que esse é o povo que a Dany quer levar pra Westeros pra conseguir o Trono de Ferro. Vai dar merda? Vocês decidem.
   E bla bla bla continua o ataque.





   Na pirâmide, Verme Cinzento, Missandei e Tyrion continuam negociando com os Mestres dos Escravos.







--
   FINALMENTE NO NORTE, porque vamos admitir, isso era o que a gente queria ver, Jão, Sansa, Davos e Tormund vão para uma encruzilhada e tentam fazer um pacto com Satã.




   Ramsay, quer dizer, Satã diz que vai perdoar a deserção de Jon e a traição das outras casas, se eles desistirem da batalha e devolverem Sansa. O que é ó, um belo pacto hein!!
   E vemos então alguém que NEM DEVIA ESTAR LÁ



   QUEM DEIXOU ELA IR??? O QUE ELA TINHA PRA FAZER LÁ?????? AQUELA BATALHA NEM É DELA!! ELA DEU 62 HOMENS!!! QUE DIABOS ELA TÁ FAZENDO ALI?????? TÁ NA HORA DA SONECA DELA!!! PELO AMOR DE DEUS ALGUÉM PROTEGE ESSA MENINA!!!!!!!!!!!!!!
   Voltando ao episódio, Jon concorda que uma batalha é desnecessária e que ninguém mais precisa morrer, então oferece à Satã a chance de um Combate Singular entre os dois.



   Jon e Ramsay trocam ameaças, Jon chama ele de covarde, Ramsay pergunta se ele vai mesmo arriscar a vida de Rickon só pra lutar com ele, e Sansa pede uma prova e que ele tá vivo. E a prova é a CABEÇA DECAPITADA DE CÃO FELPUDO PORQUE CLARO QUE ISSO PROVA QUE ELE TÁ VIVO NÉ!!







   Team Jon volta para o acamamento para pensar em uma estratégia, porque claro que você faz isso UMA NOITE antes de atacar, muito esperto Jão das Neves, continua assim, ótimo trabalho, tá indo muito bem, uhuul.



   Tormund questiona a estratégia de Jon chamar Ramsay pro fight, e Jon diz que sabia que Ramsay não aceitaria, só queria deixa-lo bravo. Quando estão sozinhos, Sansa diz a Jon que ele não faz a menor ideia do que tá fazendo, e muito menos quem é Ramsay.
   Ela ainda disse que o Jon não pode fazer o que Ramsay quer (bancar herói e tentar salvar Rickon) e que as chances de Rickon sobreviver são quase inexistentes.



   Jon diz que tem experiência em batalhas (considerando que ele lutou com e contra Selvagens, contra alguns membros da patrulha e contra Caminhantes Brancos, NENHUM deles com estratégia de batalha, cavalos, boas armas com números tão grandes ou sem uma muralha pra protege-los), e Sansa diz que eles não tem a menor chance indo pra batalha com tão poucos soldados. Jon diz que não há mais a quem pedir ajuda, e Sansa CONVENIENTEMENTE não conta sobre a carta que mandou a Mindinho dois episódios atrás. Por que? Ninguém sabe.
   Jon então responde que batalhas já foram vencidas com números ainda menores.



   E Sansa derruba o microfone de novo ao sair da tenda de Jon




   Andando pelo acampamento, Tormund e Davos conversam sobre a batalha e suas motivações, em uma cena curta que fez com que o relacionamento dos dois se desenvolvesse mais que uma temporada inteira em Dorne fez com Jaime e Bronn, que continuam sendo empurrados goela abaixo mesmo depois do fiasco da quinta temporada



    E depois vemos Jon visitando Melisandre, sumida por vários episódios.
    Jon pede pra Melisandre não traze-lo de volta se ele morrer, e ela diz que não é ela quem faz isso, é o Senhor da Luz, e que Ele faz o que ele quer.
    E a presença dela e de Lyanna me fez pensar: QUE CARALHOS ELAS TÃO FAZENDO ALI???     Entendo Sansa, ela quer ver Ramsay se fuder e quer Winterfell de volta. Entendo até Melisandre, ela perdeu tudo aquilo que dava sentido à sua vida quando Stannis morreu e agora joga tudo isso nas costas de Jon. Mas e a Lyanna????
    E mesmo com Sansa e Melisandre, não é uma ideia muito boa ter elas no acampamento! Se Ramsay vencer, ele vai atrás delas! Vai matar Melisandre na melhor das hipóteses, e com Sansa vai ser a pior das hipóteses!!! E imagina o que Ramsay faria com a “Lady regente” da Ilha dos Ursos, uma menininha de nem 10 anos????????? Nem falo nada.



    Andando para longe do acampamento, Davos encontra uma pira e, no meio da madeira, algo bem particular: o alce de madeira que ele tinha feito pra Shireen e que, por algum motivo, está intacto.





    Ele junta 2 + 2 e percebe que Melisandre queimou Shireen!! Finamente Davos descobriu o que todos estavam esperando uma temporada inteira pra saber como ele reagiria!!!
--
    E vamos para Meereen.
    Dany e Tyrion recebem Theon e Yara, que finalmente chegaram à cidade.



   O que me faz pensar: depois do ataque, ainda deixaram a Yara se aproximar da Baía. Viram os 100 navios dela se aproximarem, e deixaram!! Nós sabemos que as intenções são boas, mas Dany e Tyrion não sabem. Aliás, Tyrin sabe que navios das Ilhas de Ferro nunca são boas notícias. E deixaram eles se aproximarem. Mas OK.
    Tyrion começa falando sobre como Theon era um puta cuzão o começo da série, sobre as coisas que ele disse sobre Tyrion, o que ele fez em Winterfell e com Bran e Rickon. Dany diz que eles trouxeram 100 navios, e que sabe que Theon espera o apoio dela para governar as Ilhas de Ferro, mas Theon diz que quem deve governar as Ilhas é Yara. E começa o eyefuck.




    Theon fala sobre Euron e o desejo de casar com Dany em troca dos navios. Dany pergunta se a oferta deles está livre da exigência de casamento, e Yara diz que não há exigência, mas ela topa se rolar.




    E ainda pede ajuda para matarem Euron, que acha que mulheres não são aptas à governar.
Dany diz que eles devem apoiar Dany como rainha dos Sete Reinos, e respeitar a integridade do reino.



    Yara aceita os termos, porque afinal é melhor do que eles esperavam, e depois de mais uma troca de olhares, elas apertam as mãos confirmando o pacto.





--
    E voltamos para o Norte! Onde está começando o Snow Bowl, o Super Bowl dos bastardos Snow!
Começamos com Jon andando entre seu minúsculo exército. Podemos ver os estandartes com alces dos Hornwood, não podemos ver os estandartes com ursos dos Mormont porque afinal são só 62 e eles estão mais preocupados em lutar do que segurar standartes, e uns Stark, que eu não faço ideia de quem estaria segurando porque eu não sei se ainda há homens Stark depois de tanto tempo e tanta coisa acontecendo com a família. E claro, vários selvagens e o gigante Wun Wun.




    E do outro lado, temos os Bolton queimando gente, só pra variar, com o exército com o dobro de homens. Podemos ver os estandartes dos Umber, dos Karstark, e principalmente dos Bolton.
    E depois vemos Ramsay se aproximando da frente do exército segurando uma corda.




    O que há nessa corda? O que será? Rickon? Como está Rickon? Suspense, suspense, suspense!! E eis que ele aparece, vivo e bem.



    E isso destrói uma teoria que surgiu logo quando ele apareceu na série: os Umber não estavam planejando trair Ramsay. Eles entregaram realmente Rickon pra ele, em uma tentativa de ficarem “bem” aos olhos dele, e eu admito, essa tentativa é completamente compreensível porque o Ramsay é louco de pedra. Ainda assim, foi triste ver mais uma teoria indo pro beleléu, porque isso significaria que Ramsay tem menos apoio do que pensa, e que o Norte é mais unido e realmente se lembra.
    No fim, a batalha do Norte teve a participação de 6 famílias, duas delas com pouquíssimos homens, e selvagens. Não tivemos a participação dos Glover nem dos Menderly, já mencionados antes na série, e muito menos das famílias que existem nos livros. Em quantidade, a batalha foi menor do que poderia. Pelo menos no início.
    Voltando ao episódio, temos mais suspense quando Ramsay leva Rickon à frente do exército, para que Jon veja o que está acontecendo. Fico muito surpresa por Jon ter conseguido enxergar de tão longe, porque se fosse eu não conseguiria reconhecer nem eu mesma àquela distância.





    Ramsay então diz que vão jogar um jogo: quer que Rickon corra até Jon. Quanto mais rápido ele correr, mais rápido vai chegar até o irmão. E...




    E aí temos: Rickon correndo em linha reta (não em zig zag porque ele não assistiu nenhum filme de ação pra saber que assim é a melhor forma de correr quando tem alguém tentando de acertar);



    Jon fazendo exatamente o que Ramsay quer que ele faça, e exatamente o que Sansa disse pra ele não fazer: bancar o herói e ir atrás do irmão;



    E Ramsay brincando com todo mundo.



    E quando achamos que tudo deu certo, e Rickon está fora de perigo...






    Percebemos que Ramsay é só sádico.



    E Jon cai direitinho na armadilha, fazendo JUSTAMENTE o que todo mundo sabia que ele ia fazer, e mostrando MAIS UMA VEZ que ele devia ouvir mais o que a Sansa diz.



    E assim começou oficialmente a batalha.







    A batalha é generalizada. Não dá pra saber quem é quem. Davos, comandando os arqueiros, diz que eles não devem atirar, já que eles vão acabar acertando seus próprios homens, mas Ramsay não liga a mínima pra isso e manda seus arqueiros atirarem em quem conseguir, e isso não só diminui muito o número de soldados dos dois lados, mas também dificulta muito a luta deles.
    E Jon continua lá no meio, acertando em todo mundo que ele consegue alcançar, em um plano sequência gigante que inclui muitos figurantes, muitos cavalos, muita lama, muito sangue, muitas espadas, e uma batida de cavalos.







    E os homens mortos começam a se amontoar, formando realmente uma montanha de homens mortos, que aumenta cada vez que os arqueiros de Ramsay atiram.



    Davos finalmente vai à luta com os 62 soldados Mormont que sobraram, e Ramsay dá uma ordem ao Lorde Karstark que deixa claro que a coisa vai começar a pegar fogo.




    Finalmente vemos Tormund e Wun Wun, que a essa altura eu já achava que tinham morrido




    E aí a porra fica séria.
    Liderados por Karstark, os homens de Ramsay usam seus escudos para formar uma barreira cercando os homens de Jon, impedindo-os de sair dali, e começam a apertar o cerco em volta deles, usando suas lanças para ataca-los, uma manobra muito parecida com a que os Vikings usavam em batalha. E atrás deles, na pilha de homens mortos, adivinha: mais homens Bolton.





    E aí fudeu.
    Os homens de Jon, fizeram o que puderam tentando fugir, mas era quase impossível porque eles estavam cercados de TODOS OS LADOS.




    E então o plano virou escalar a montanha de homens mortos pra sair dali. Jon é empurrado e cai enquanto todos tentam escapar, e acaba sendo pisoteado, como muitos outros que tentam escapar.






    Até que FINALMENTE ele consegue sair dali do meio, e olha ao redor para o massacre. E é quando ouvimos, na distância, o barulho de trompas divinas.





    E aí a coisa muda de figura. Os exércitos do Vale destroem rapidamente a barreira Bolton.



    E Ramsay percebe que tá fodido de verde e amarelo.




    E Sansa só observa enquanto Jon Sanguenozóio, Tormund e um BAITA DUM GIGANTE correm atrás de Ramsay.




    Ramsay voltou correndo pra Winterfell com o cu na mão, achando que eles conseguiriam aguentar um cerco, mas tava erradão porque Jon tem UM GIGANTE!!





    Os homens de Jon rapidamente tomaram Winterfell, e quando esperamos palavras carinhosas de Jon à Wun Wun, que parece na pior, Ramsey dá mais uma.





    Não satisfeito com tudo o que já tinha feito, Ramsay resolve debochar mais um pouco, “aceitando” o combate singular que Jon havia sugerido no começo do episódio. Ele então começa a atirar flechas em Jon, que se protege com um escudo encontrado ali mesmo, até chegar perto o suficiente de Ramsay pra poder sentar o sarrafo nele.





    Jon bate, bate, bate, bate, bate, bate até ficar cansado, e quando vê Sansa finalmente para.




    O estandarte Stark é recolocado, e os aliados de Jon começam a chegar.



    Vemos Davos observando Melisandre de uma forma muito macabra enquanto segura o alce de madeira de Shireen.





    E vemos trazerem o corpo de Rickon, que Jon diz que vai enterrar na cripta junto com seu pai.



    Sansa exige vê-lo, com um ódio nos olhos nunca visto antes, e logo encontramos Ramsay preso em uma cela, todo ensanguentado.




    Ramsay não perde a oportunidade de atormentar, e tenta, mesmo na situação em que está, ameaçar Sansa, e diz que ela não pode mata-lo, porque ele faz parte dela. Mas Sansa, que passou por um intensivo de Como Botar Medo e Ser Foda, diz apenas que ele, suas palavras e sua casa vão desaparecer. E então vemos os cães de Ramsay entrando na cela.




    Ramsay diz que seus cachorros não vão machuca-lo, eles são feras leais, e Sansa rebate dizendo que eles eram, mas agora estão famintos depois de 7 dias sem comer.
    E ela tá totalmente certa.





    E assim termina o episódio.

    E começando as especulações.
    Particularmente, acho grandes as chances de Sansa estar grávida de Ramsay. Não sabemos quanto tempo faz que ela fugiu de Winterfell com Theon, mas se ela estivesse muito no início da gravidez, ainda poderia estar escondendo.
    Se ela estiver, o bebê poderia herdeiro do Forte do Pavor. Depois que Ramsay matou o pai e o irmão recém nascido, ele se tornou o único herdeiro Bolton, e se Sansa estiver grávida, o bebê teria direito ao Forte, já que é filho legítimo do ultimo Senhor Bolton.
    Isso seria muito interessante, já que teríamos uma mesma pessoa (Sansa e o bebê) sendo senhores de dois castelos (Winterfell e o Forte do Pavor), se Jon não se proclamar Senhor de Winterfell (o que eu realmente duvido que vá acontecer).
    Também paro aqui pra perguntar: onde diabos está Fantasma??? O ultimo lobo gigante que aparece na série também não aparece desde que Jon voltou dos mortos. Entendo que queiram economizar no CGI, mas poxa, assim é sacanagem!!!
    E teorizando ainda mais, vamos à promo do próximo episódio:
    Podemos ver Mindinho conversando com Sansa, como se pedisse algo dela em troca da ajuda que ele deu na batalha. Também vemos Jon conversado com Sansa, dizendo que eles devem confiar um no outro. Desde o começo da temporada Sansa parece muito distante de Jon, e acho muito plausível que ele queira confrontá-la por não ter contado sobre a possível ajuda dos homens do Vale.
    Temos também um relance de Bran, o que possivelmente significa mais do Rei Além da Muralha (E TALVEZ A TORRE DA ALEGRIA???? EIN???????? NÃO??????????? Vou deixar de ser trouxa).
    E aí temos 3 fatos que, antes de teorizar, tenho que contextualizar por que acho tão importante.
    Antes de começar a temporada, Sophie Turner participou de um jogo de “2 verdades e 1 mentira”. Basicamente, ela diria 3 coisas e 2 delas seriam verdade. Nesse jogo ela disse que Ramsay morreria, Arya riscaria 3 nomes de sua lista, e Senhora Coração de Pedra apareceria.
    Uma dessas coisas aconteceu: Ramsay morreu. Agora só resta saber qual das outras duas é verdade. E é por isso que eu achei a promo tão interessante.
    Na lista de Arya, que ainda estão vivos, temos: Cersei, Valder Frey, Melisandre, Beric Dondarion, Thoros de Myr, Ilyn Payne, o Montanha e o Cão que ou está “morto” (no caso do Montanha zumbi), ou Arya acha que já está morto (no caso do Cão).
    Na promo de amanhã, podemos ver o julgamento de Cersei. Há várias teorias sobre como ela pode morrer: fogo vivo, condenada no julgamento, suicídio, morta pelo Jaime. Acho a terceira muito improvável, já que Jaime ainda está em Correrrio. Contudo, tenho outra teoria.
    A profecia, que já até apareceu como flashback na série, dizia que os filhos de Cersei morreria, uma bela jovem tiraria tudo dela, e ela morreria nas mãos de um Valonqar, que significa basicamente irmão mais novo. Tyrion é o irmão caçula, e Jaime nasceu depois de Cersei, então e fácil ver por que eles poderiam ser o Valonqar. MAS Tommem também é um “irmão mais novo”. Acho que, se Cersei morrer, as chances de Tommem ser responsável ou estar envolvido são MUITO grandes. E tem sempre o fogo vivo, comentado várias vezes nessa temporada. E claro, Montanha Zumbi está lá, e ele sempre pode ser morto como efeito colateral.
    Outra coisa que podemos ver na promo: Correrrio.
    Walder Frey e Jaime, ambos presentes na lista de Arya, estão comemorando a retomada do castelo, e Walder ainda diz uma frase muito conhecida do Casamento Vermelho: Os Lannisters (e os Freys) mandam suas lembranças”. Isso pode ser um paralelo para o próprio Casamento Vermelho.
    E aí começo com minhas teorias.
    Podemos ter um complô dos Frey contra Jaime, o que eu duvido; podemos ter um complô de Jaime e seus homens contra os Frey, o que eu também duvido; E também podemos ter um complô dos Tully contra os Frey e os Lannister.
    Lembrando no episódio da semana passada, não vimos o corpo do Peixe Negro. Os homens Tully podem muito bem tê-lo protegido enquanto trabalham em um plano para reaver o castelo, e matarem Walder e Jaime, dois nomes na lista de Arya.
    Há também a possibilidade da Coração de Pedra voltar. Acho difícil Catelyn Coração de Pedra aparecer agora, anos depois do casamento Vermelho, mas uma teoria que surgiu é a de que TALVEZ Peixe Negro venha a assumir esse lugar, virando o Coração Negro. Acho uma teoria muito legal, e faz bastante sentido até já que a Irmandade Sem Bandeiras continua por ali.
    E se acontecer como acontece nos livros, Beric dá sua própria vida para trazer Catelyn de volta, e ele poderia fazer o mesmo para trazer o Peixe Negro, e assim riscando mais um nome da lista de Arya.
    E há ainda o confronto entre Davos e Melisandre, que pode muito bem resultar na morte dela, tanto pelas mãos de Davos quanto pelas mãos dela mesma. Sim, acredito muito mais que Melisandre se mataria do que em Jon a matando.
    Concluindo: quem pode morrer, na minha visão, são Cersei (chance pequena, eu acho, mas existe), Montanha, Jaime, Walder Frey, Melisandre e Beric Dondarion. Acho difícil o Cão ou Thoros de Myr morrer, e Ilyn Payne nem apareceu nessa temporada, não faria sentido ele aparecer só pra morrer.
    Mas as respostas pra tudo isso só vão aparecer semana que vem, quando assistirmos ao ultimo episódio da temporada.
    AAAAAAHHHH! Nem acredito que tá terminando. Não achei que fosse conseguir fazer esses posts toda semana. To até emocionada.

    Enfim, vejo vocês semana que vem. Valar Morghulis!

You Might Also Like

0 comentários: