Nostalgia? Magina! Parte III: O Confronto Final

12/15/2012 Isabela Bracher 0 Comments


Esse título parece muito com final de trilogia de ação.

    Enfim, no ultimo capítulo da nossa viagem pelo túnel do tempo, trago a vocês os filmes que são tão velhos que até a Sessão da Tarde desistiu de passar. Estou falando de filmes que seus pais assistiam quando eram pequenos (imaginando que todo mundo tem a minha idade. Eu sempre imagino que todo mundo tem a minha idade. Chega a ser um pouco narcisismo...). Estou falando de filmes que, quando ouve o título, às vezes você não reconhece, mas tem sempre aquela parte que todo mundo lembra. Uma música, uma dança, um discurso, o que for, aquele filme vai te acompanhar pelo resto da sua vida, dentro do seu coração, te fazendo lembrar de como a infância era boa (ooooown cinco estrelas pela frase bonitinha).






1-       Os Goonies

Após encontrar um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey, Brand, Bocão (Mouth), Dado (Data) e Bolão (Chunk) partem em busca do tesouro de Willy Caolho. Juntam-se a eles nessa aventura Andy e Stef mas, além das armadilhas deixadas por Willy Caolho por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, os garotos terão de enfrentar também uma família de bandidos italianos, Os Fratelli. Para salvá-los resta somente o valente e destemido Sloth.”

Todo mundo com pelo menos 15 anos já viu esse filme. Lembro que toda vez que assistia, queria sair procurando um tesouro escondido.  E é obvio que se eu achasse um mata, ia acabar morrendo no meio da caça, mesmo sem nenhum Fratelli.
Minha parte favorita foi quando os Fratelli estavam interrogando Bolão e ele começou a contar todas as coisas erradas que ele já tinha feito na vida. Gordo só faz gordice mesmo, né...
PS: alguém chegou a perceber que o ator que fez o Mike era o Sam do Senhor dos Anéis? Vish!







1-      Os Batutinhas

“Meninos, BLAARGH!” “Meninas, BLAARGH!”.
Os Batutinhas eram o grupo meninos do Clube de Homens que Detestam as Mulheres. Tudo ia bem na vida daquelas crianças de seis anos, até que Alfafa, líder do Clube, se apaixona por Darla, uma espécie de abelha rainha das meninas de seis anos da vizinhança. À partir daí, Os Batutinhas passam a criar planos pra tentar restaurar a sanidade do líder. Essa sinopse tá uma bosta, eu sei.

Esse eu tenho 120% de certeza de que todo mundo vai lembrar. E é um consenso geral de que a melhor parte do filme é a carta de amor que Alfafa escreve pra Darla, que acaba virando uma carta de ódio na hora de ser entregue.





1-      Os Fantasmas se Divertem
Adam Maitland e sua esposa Barbara são um casal residindo em Winter River, Connecticut. O casal decide entrar de férias, mas no caminho tem um acidente de carro e caem no rio. Quando voltam para casa, não se lembram de como voltaram - e quando Adam tenta traçar o caminho de volta para ponte encontra um deserto com minhocas gigantescas. Voltando para casa, os Maitland descobrem um livro intitulado Manual para os recém-falecidos, fazendo-os perceberem que morreram.
Logo o casal descobre que a irmã de Barbara vendeu a casa para os Deetz, uma família de yuppies de Nova Iorque. A família é constituída do empresário Charles, sua esposa escultora Delia, e Lydia, a filha adolescente e gótica. Adam e Barbara decidem expulsar os Deetz, mas como não podem ser vistos pelos vivos, suas tentativas não surtem efeito. Decidem então ir para o mundo dos mortos atrás de ajuda, e descobrem ser um local marcado por burocracia, com uma enorme sala de espera. Após pegarem uma senha e serem chamados, são informados que têm de passar 125 anos em sua casa, e recebem um livro para aprender a assombrar. Após tentativas frustradas (que só fazem Lydia percebê-los), decidem pedir ajuda ao fantasma especializado em "exorcizar vivos" Betelgeuse/Beetlejuice.”

Esse é um dos meus filmes favoritos ever, e eu nem sei explicar por que. Talvez por que Tim Burton seja o Midas do cinema e tudo que ele toca vira ouro. E ninguém pode esquecer a cena clássica:




1-      Curtindo a Vida Adoidado

O filme segue o dia de Ferris, Mia e Cameron, que por influencia de Ferris, decidem roubar o carro novo do pai de Cameron e matar aula.

Não importa onde você more, o que você faça ou com quem você mate aula, nunca vai ser igual àquele filme por um motivo: você nunca vai conseguir cantar Twist and Shout em cima de um carro alegórico no meio de uma parada.




1-      Quero ser Grande

“História fantástica sobre um menino de doze anos que pede para se tornar adulto a um boneco em um parque de diversões. No dia seguinte, ele já aparenta ser um adulto e a mãe o expulsa de casa, pois não conhece aquele estranho. Entretanto, ele continua sendo uma criança, apenas seu corpo cresceu, e este seu lado infantil será uma arma a seu favor no mundo dos adultos.”

Muito compreensível não lembrar desse filme, mas tem uma cena que todo mundo na face da terra, que tenha nascido até 1998, tem que lembrar: a cena da música do Danoninho no piano gigante.



1-      Matilda

“Matilda é uma garota super inteligente e esperta, quase uma gênia, cheia de apetite por conhecimento. Seus pais, porém, não querem saber dessas belas qualidades da garota, mandando-a para uma escola dirigida por uma cruel e autoritária diretora. Seu único refúgio naquele lugar é a professora Honey, que entende a genialidade da garota e a ajudará o quanto for possível. Logo Matilda descobre que possui poderes mágicos e que com ele pode ajudar a combater a sua diretora junto com sua professora Honey.”

Se você me disser que não tentou mover as coisas com a força do pensamento quando terminou de assistir o filme, você é um mentiroso. E se eu disser que não chorei quando a diretora rodou a menininha loira de trancinhas e fez ela voar por cima do muro, eu vou estar mentindo. Quando eu tinha uns quatro anos, claro.



1-      O Jardim Secreto

“Em uma grande casa de campo, três crianças encontram-se sob cuidados de uma severa governanta. Mary é uma menina órfã e rebelde. Seu primo Colin é um garoto mimado e cheio de manias e Dickon, é gentil e atencioso, juntos eles desafiam as regras da casa e descobrem um jardim abandonado, que se transforma em um esconderijo secreto cheio de magia, surpresa e alegria.”

Junto com A Princesinha, era um dos filmes que eu mais gostava de ver quando era pequena. Tinha alguma coisa mágica, sei lá... 






       Esqueceram de Mim

“Deixado acidentalmente para trás pela sua família nas férias de Natal, Kevin McCalister, de apenas oito anos, tornou-se de um momento para o outro o homem da casa! Sozinho, tímido e desajeitado, tenta resolver os seus problemas: vai às compras, cozinha, lava a roupa e até dá a volta aos ladrões que lhe entram em casa.”

Com o Natal chegando, você vai ver todos os filmes na sessão da tarde seguido de perto de Um Herói de Brinquedo. Esse filme passa todo fim de ano como um ritual natalino. Parece que se não passar esse filme, Papai Noel não entrega os presentes.



1-      Uma Babá Quase Perfeita

“Daniel Hillard (Robin Williams) está passando por uma fase complicada, acaba de se separar de Miranda (Sally Field) e perdeu o seu emprego. Impedido pela ex-esposa de passar mais tempo com os filhos, ele tem uma idéia inusitada para recuperar a relação com as crianças. Daniel veste-se como uma senhora idosa escocesa e tenta conseguir o cargo de babá no seu antigo lar.”

Se você não gosta desse filme, sua vida é errada. Sério. Eu respeito as opiniões de todo mundo, mas essa é uma opinião estúpida. Esse filme está acima de qualquer opinião. Sério.




1-      Jumanji

“Em 1869, dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji. Mas, vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não findar.”

Fiquei com um medo cagante de jogar qualquer tipo de jogo de tabuleiro depois desse filme. Ele ensina uma boa lição: se você tentar roubar num jogo, vai acabar virando um macaco.



BÔNUS: De Volta para o Futuro.

“Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.”

De Volta para o Futuro II

“O cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo (literalmente falando) para não alterarem os acontecimentos.”

De Volta para o Futuro III

“Após de receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty McFly (Michael J. Fox) decide viajar para o Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano. Lá ele descobre que o doutor está fugindo de uma gangue de bandidos e se apaixonou por uma professora da época. Agora, Marty tem apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro.”


Tive que colocar com bônus porque os três filmes são bons. Talvez não tanto o segundo, mas ainda assim entraria na lista. Meu favorito é com certeza, sem sombra de dúvidas, o terceiro. Se você nunca quis viajar no Delorean, eu te julgo. Muito.



Depois dessas tenho certeza de que você está chorando querendo voltar pra época em que não tinha nada mais importante pra fazer do que alimentar seu bichinho virtual ou entrar no site da Turma da Mônica pra cuidar do Splash antes que o tempo limite da Babá Eletrônica tivesse terminado... ou eu fui a única que tive 109439481984780 Splashs?
    Enfim, esse é o final da nossa viagem pelo túnel do tempo. Se tiver algum outro filme antigo sinta-se à vontade em compartilhar com a humanidade! Bom domingo, boas férias, and happy Hunger Games, and may the oods be ever in your favor.

You Might Also Like

0 comentários: