#ProjetoOscar - como funciona a votação

1/31/2017 Isabela Bracher 0 Comments

E aí, Chuchus! Dois posts em dois dias? Sim, dois posts em dois dias! Hoje, em vez de falar sobre um dos filmes indicados, resolvi fazer uma coisa diferente. Há muitas e muitas coisas que não sabemos sobre o Oscar, e a votação é uma delas. Então senta aí que hoje você vai aprender (eu espero) como funciona a votação do Oscar, que como as eleições presidenciais norte-americanas, não faz muito sentido.
PS: encontrei essas informações pela internet, então se souberem de algo errado sintam-se livres pra me informar!



Todo ano, várias dúvidas sobre o Oscar surgem, como POR QUE FULANO DE TAL NÃO FOI INDICADO? COMO ASSIM ESSE FILME NÃO TÁ LÁ? AFFO ISSO NUM É POSSÍVEL!! MALDITOS CRÍTICOS! Isso acontece porque a maioria das pessoas não sabe como funciona o processo de indicação, nomeação e voto de filmes e categorias.
Então cá estou eu para te ajudar a elucidar essas dúvidas, pra depois você poder falar pra alguém que sabe (ou “sabe”) como funciona o Oscar!
Primeiramente, Oscar é votado pelos mais de 5000 membros da Academia. Ou seja, são pessoas que trabalham na indústria do cinema e que são CONVIDADOS a participar desse grupo seleto. Ou seja: CRÍTICOS NÃO VOTAM NO OSCAR. Porém eles recebem os screeners (aqueles que a gente baixa nos torrentes) porque as opiniões e críticas deles ajudam na divulgação do filme, e isso pode influenciar muito na votação. É a chamada “campanha de Oscar”, tentar fazer o maior número de pessoas falar coisas boas sobre o filme, e isso comumente inclui o elenco ir a programas de TV, pagar para revistas escreverem matérias favoráveis, screeners em cinemas para atrair público e manter o filme na mídia, e etc etc etc.
Agora que sabemos QUEM vota, resta saber COMO eles votam.
Cada membro da academia vota em categorias de sua própria especialidade e no Melhor Filme. OU SEJA: nessa primeira etapa, apenas os EDITORES votam na categoria de MELHOR EDIÇÃO, assim como apenas os DIRETORES votam na categoria de MELHOR DIRETOR, e ATORES votam nas categorias de ATUAÇÃO e assim por diante, mas TODOS ELES votam na categoria de MELHOR FILME, porque todos eles fazem filmes (dãã), e porque dessa forma os filmes mais completos, que atingiram o grau de exigência dessas várias áreas, são indicados.
E depois dessa primeira fase, o que acontece?
Bom, depois dessa fase são escolhidos os INDICADOS. Os candidatos que receberam o maior número de votos na primeira etapa são divulgados como INDICADOS ao Oscar, que é aquela lista que saiu na semana passada. Então, se há alguma injustiça (cof cof AMY ADAMS) a culpa é toda dos próprios votantes (nesse caso, CULPA DOS ATORES).
Depois que os filmes são divulgados, todos os membros da Academia recebem as cédulas de votos, e nessa fase TODOS OS MEMBROS VOTAM EM TODAS AS CATEGORIAS. Essas cédulas são devolvidas, sem identificação de quem votou, e elas são apuradas por um computador.
Mas a votação. Parece fácil, certo? Errado.
A votação final é a parte mais difícil de todo esse processo porque utiliza um tipo de algoritmo que não faz O MENOR SENTIDO. Senta aí que eu te explico.
Temos todos os indicados à determinada categoria. Cada membro recebe as cédulas com todos os candidatos. Eles assinalam as alternativas, essas cédulas são apuradas pelo computador e o resultado sai. No caso do Melhor Filme, eles colocam na ordem do filme que eles acham que merece mais, no topo, até o que eles acham que merece menos, em ultimo lugar. Mas o resultado não é simplesmente o filme que tem MAIS VOTOS, ou que está no topo da cédula o maior número de vezes, e sim o que tem a MELHOR MÉDIA.
Vamos usar o exemplo de 1999. Tivemos como indicados: Shakespeare Apaixonado, O Resgate do Soldado Ryan, Elizabeth, A Vida é Bela, e Além da Linha Vermelha. Shakespeare Apaixonado ganhou esse prêmio. COMO ISSO ACONTECEU?
Vamos supor que hajam 12 membros que vão votar nessa categoria, pra ficar mais fácil de explicar, e essas são as cédulas deles:
(auxílios visuais feitos pela linda da Gabe)

A Vida é Bela e O Resgate do Soldado Ryan aparecem na liderança, com 4 “topos” de cada, mas segundo as regras da Academia, o vencedor de Melhor Filme precisa receber MAIS DA METADE dos votos. Em um ano concorrido como esse, dificilmente um filme receberia mais da metade dos votos, como aconteceu. O que acontece com esses filmes? Os filmes mais votados, que não receberam mais da metade dos votos, são ignorados pelo computador, mudando a ordem dos indicados, desse jeito:
(sério gente, olha que coisa mais linda)

Ignorando A Vida é Bela e O Resgate do Soldado Ryan, temos Shakespeare Apaixonado aparecendo 6 vezes no “topo” da cédula.
E foi assim que Shakespeare Apaixonado venceu o Oscar de Melhor Filme em 1999. Porque apareceu no meio da lista mais vezes.
(contrata ela vai)

Então os membros votam e enviam as cédulas novamente para a Academia. As cédulas são apuradas pelo computador, e o resultado sai automaticamente, impresso e colocado em um envelope lacrado, que agora só é aberto durante a cerimônia. Até a década de 40, a lista com os vencedores eram enviados para os jornais para que pudessem ser noticiados poucos minutos após a cerimônia, mas depois de um vazamento dessa lista, a Academia ficou muito mais protetora sobre isso.
Como resultado, nem a própria academia sabe exatamente quantas estatuetas vai ter que entregar em cada cerimônia, devido às categorias que possuem grupos que concorrem aos prêmios – como nos casos de Roteiro, Canção Original, e Figurino e Maquiagem, geralmente possuem duplas ou grupos concorrendo pelo mesmo filme.
E é só na festa pós-Oscar que os nomes são gravados na estatueta!





Então, se durante todo o processo de votação só participam membros da própria Academia, por que diabos alguns filmes que são realmente bons acabam perdendo ou às vezes nem sendo indicados, como Crash ganhando de Brokeback Mountain, também conhecido como O filmão da porra? Isso é simples de responder: porque ninguém SAI da Academia, e como o Oscar é uma cerimônia norte-americana, por MUITOS anos só haviam pessoas BRANCAS, predominantemente HOMENS, como membros. E como resultado, agora, em pleno século 2017, a maioria AINDA é de homens brancos, e tem um monte de homem branco de 500 anos votando CONTRA alguns filmes só porque a temática desagrada.
A falta de diversidade, não só entre os indicados, mas também entre os membros da Academia, foi um assunto muito importante ano passado, e que começou já a dar frutos. A própria Academia reconheceu que precisava de novos membros, então convidou mais 683 membros desde o ano passado. Os brasileiros membros votantes da Academia incluem Fernanda Montenegro, Walter Salles, Anna Muylaert, diretora de “Que Horas Ela Volta?”, e Alê Abreu, diretor de “O Menino e o Mundo”, animação brasileira indicada ao prêmio de Melhor Animação, os dois últimos convidados ano passado. Nessa leva de convidados vieram também Oscar Isaac e John Boyega, de Star Wars: O Despertar da Força (Oscar Isaac, que estava em Ex_Machina, vencedor do prêmio de Melhores Efeitos Visuais), Michael B. Jordan, de Creed, e  Idris Elba que MEU DEUS COMO ESSE HOMEM AINDA NÃO ERA MEMBRO DA ACADEMIA????
Também temos agora Marlon e Damon Wayans, que fizeram filmes clássicos do cinema mundial, como As Branquelas e Todo Mundo em Pânico, só pra mostrar que nem tudo o que vem é lucro (O lucro vem mesmo com os mais de 250 dólares de anuidade pra permanecer membro da Academia).
E o resultado de toda essa nova diversidade é que, em 89 anos de história, PELA PRIMEIRA VEZ temos atores negros indicados nas 4 categorias de atuação!


Já se sente sabendo mais sobre o Oscar? Então continue acompanhando o blog pra ver mais coisas interessantes!

You Might Also Like

0 comentários: